Quantos parques da Disney existem no mundo? E quais são eles?

O Walt Disney World e a Disneyland não são os únicos parques feitos para quem é fã da companhia

É fato que, quando se refere à “Disney”, a maioria das pessoas pensa automaticamente no Walt Disney World, em Orlando, na Flórida – e a fama é merecida, já que esse é de longe o maior resort da Disney de todo o mundo. Mas ele não é o único – e os Estados Unidos não são o único país do planeta a contar com parques temáticos da companhia: além da também famosa Disneyland, na Califórnia, a empresa tem também complexos no Japão, na França e na China. Quer conhecer um pouco mais sobre cada um deles? Confira abaixo!

Disneyland – Anaheim, Califórnia, Estados Unidos

Inaugurado em 1955, o parque californiano foi o primeiro da Disney – e o único que abriu as portas enquanto seu idealizador, Walt Disney, ainda estava vivo. São dois parques, um em frente ao outro: o próprio Disneyland California e o California Adventure.

Foto do Castelo da Bela Adormecida, na Disneyland, Califórnia. Photo by Skylar Sahakian on Unsplash

É na Disneyland que fica o icônico castelo da Bela Adormecida (aquele que aparecia no antigo logo dos filmes da Disney, em 2D, lembra?); e foi nesse parque que surgiram atrações clássicas que depois foram reproduzidas em outros resorts da Disney, como Pirates of the Caribbean, Space Mountain e Haunted Mansion. As atrações estão divididas em oito áreas temáticas: Main Street U.S.A., Adventureland, Frontierland, Fantasyland, Tomorrowland, New Orleans Square e Critter Country. Uma área batizada de Holidayland abriu em 1957, mas fechou no final de 1961. Ah! A Disneyland também acaba de inaugurar a super esperada Star Wars: Galaxy’s Edge, que também vai ganhar uma versão no Hollywood Studios, em Orlando, em agosto! Desde a inauguração, a Disneyland já recebeu mais de 650 milhões de visitantes, sendo o parque temático com maior público acumulado da história.

No primeiro dia de funcionamento, Walt Disney fez um pronunciamento que ficou famoso: “Para todos aqueles que vêm para este local feliz: bem-vindos. A Disneyland é sua terra. Aqui, a idade revive as memórias do passado e a juventude pode saborear o desafio e a promessa do futuro. A Disneyland é dedicada aos ideias, aos sonhos e à dura realidade que criaram a América, com a esperança de que ela seja uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo.”

California Adventure - Disney - Califórnia. Photo by Brandi Ibrao on Unsplash

Já o California Adventure é um parque relativamente novo: foi construído no local do estacionamento original da Disneyland e inaugurado em 2001. Ele tem como tema, claro, a história e a cultura do estado da Califórnia; e inclui atrações mais radicais, como a Guardians of the Galaxy – Mission: Breakout! (que foi adaptada da antiga Twilight Zone Tower of Terror) e a montanha-russa Incredicoaster – além da icônica Mickey’s Fun Wheel, um de seus principais símbolos. Suas áreas são Buena Vista Street, Hollywood Land (uma homenagem à Hollywood dos anos 1930), Grizzly Peak (representando os parques nacionais e a vida selvagem da Califórnia), Cars Land (temática da série Carros, é claro), Pacific Wharf (baseado no Fisherman’s Wharf de San Francisco), Pixar Pier (inicialmente inspirado em locais como o Píer de Santa Mônica e o Santa Cruz Beach Boardwalk, e depois adaptado à temática dos filmes da Pixar) e Paradise Gardens Park.

Walt Disney World – Orlando, Flórida, Estados Unidos

Para muita gente, essa é “A Disney”: é ao Walt Disney World Resort que a maioria dos turistas brasileiros se refere quando fala sobre os parques temáticos da empresa; e não é à toa. Este é o complexo de parques de diversão mais visitado do mundo. Aqui (“aqui”, na verdade, é em Lake Buena Vista, cidade que fica encostadinha em Orlando – mas todo mundo usa Orlando para se referir à localização do resort, já que a cidade é bem maior e mais conhecida), ficam nada menos que seis parques, sendo quatro temáticos e dois aquáticos; e cada um dos temáticos é bem maior que os encontrados na Califórnia.

Disney - Magic Kingdom - Photo by Alex Jovel on Unsplash

O mais antigo deles, o Magic Kingdom, foi inaugurado em 1971, e é onde fica o Castelo da Cinderela, símbolo máximo dos parques da Disney, e atual logo dos filmes da empresa. Ele foi considerado “uma versão maior e aprimorada” da Disneyland, ou seja, foi construído com base nas lands e nos temas do parque mais antigo: a Main Street U.S.A., a Fantasyland, a Tomorrowland, a Adventureland e a Frontierland estão lá, além de uma nova área, a Liberty Square. Embora Walt Disney não tenha vivido para ver a inauguração do local, o Magic Kingdom ainda foi concebido por ele; assim como o Epcot, inaugurado em 1982. Com o tema voltado a celebrar e incentivar as conquistas da humanidade, o parque é dividido em duas áreas: o Future World, que explora a inovação tecnológica; e o World Showcase, que homenageia a cultura internacional.

O Hollywood Studios, fundado em 1989, tem como tema geral a era de ouro de Hollywood, especialmente nos anos 1930 e 1940; mas é provavelmente o mais multitemático dos parques da Disney em Orlando, com áreas bastante diferentes entre si – como a novíssima Toy Story Land, e a Star Wars: Galaxy’s Edge, que abre no final de agosto. Já o Animal Kingdom segue a temática da preservação da natureza e do mundo animal, e é o segundo maior parque de diversão do mundo: contando todo o espaço que serve como moradia para os animais, são nada menos que 200 hectares de área. Uma das lands mais recentes e mais concorridas do parque é Pandora: The World of Avatar, com um simulador absolutamente incrível, que usa tecnologia de ponta para convencer os visitantes de que estão voando nas costas de um banshee.

Animal Kingdom - Walt Disney World - Orlando

Os parques aquáticos do Walt Disney World são o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach. Para ler uma descrição mais detalhada dos parques da Disney em Orlando, visite este post, onde falamos sobre todos os parques de diversão da cidade!

Tokyo Disney Resort – Urayasy, Chiba, Japão

Inaugurado em 1983, o complexo da Disney na capital japonesa foi o primeiro da companhia fora dos Estados Unidos, e conta com dois parques, conectados por um trem: Disneyland, 100% inspirado na Disneyland californiana e no Magic Kingdom, com a mesma estética e as mesmas atrações; e DisneySea, um parque único, que não existe em nenhum outro resort da Disney no mundo. Como diz o nome, a temática desse parque, inaugurado em 2001, é o mar: o castelo principal, por exemplo, é o do Rei Tritão, pai da Ariel, de A Pequena Sereia. Todas as suas áreas temáticas são de alguma forma relacionadas ao oceano, rios e lagos: Mediterranean Harbor, Mysterious Island, Mermaid Lagoon, Arabian Coast, Lost River Delta, Port Discovery e American Waterfront. O DisneySea foi o parque temático que atingiu mais rápido a marca de 10 milhões de visitantes, fazendo isso apenas 307 dias após a inauguração.

Atualmente, a Disney está desenvolvendo novas áreas para os parques japoneses: o DisneySea vai ganhar espaços dedicados a Frozen, Enrolados e Peter Pan; enquanto a Disneyland vai ter uma nova área temática de A Bela e a Fera, e uma atração inspirada em Big Hero 6.

Como o complexo é bem perto do centro de Tóquio e acessível por metrô, ele costuma ser MUITO cheio: é normal que as filas das atrações batam três ou quatro (!) horas em dias movimentados. Uma curiosidade é que esses parques são os únicos que não pertencem à Walt Disney Company, e sim à The Oriental Land Company, que licencia o tema da empresa no Japão.

Disneyland Paris – Marne-la-Vallée, França

Antigamente conhecido como Euro Disney, esse resort foi inaugurado em 1992, e é o único da Disney na Europa. São dois parques, localizados um em frente ao outro, como na Califórnia: o tradicional Disneyland e o Walt Disney Studios. Muita gente comenta que o complexo de Paris reúne as melhores atrações dos parques da Flórida em apenas dois parques, tornando a visita mais rápida e dinâmica – mas igualmente divertida! Além dos parques, o local tem hotéis, um campo de golfe, e um complexo de compras, alimentação e entretenimento (o Disney Village, no estilo do Disney Springs da Flórida).

Disneyland Paris - Photo by Luca Baini on Unsplash

O parque Disneyland foi construído nos moldes da Disneyland californiana e do Magic Kingdom, mas tem um castelo único, o Le Château de la Belle au Bois Dormant: embora o castelo da Disneyland da Califórnia também seja chamado de “Castelo da Bela Adormecida”, esse é o único que tem seu design e arquitetura realmente inspirados no filme original. A construção abriga um dragão animatrônico que, na época de sua construção, era o maior animatrônico do mundo. Algumas outras diferenças são a Discoveryland, versão assumidamente retrô-futurista da Tomorrowland; e a Phantom Manor, versão da Haunted Mansion. Já o Walt Disney Studios, inaugurado em 2002, é mais parecido com o Hollywood Studios da Flórida, seguindo o tema da produção e dos bastidores dos grandes filmes. Em vez de ser dividido em lands, ele é organizado em “studio lots”: Front Lot, Toon Studio, Production Courtyard e Backlot.

A Disney já confirmou que, a partir de 2021, a o complexo de Paris vai passar pela sua maior expansão até agora: serão mais de dois bilhões de euros investidos. Três novas áreas serão adicionadas ao Walt Disney Studios, seguindo os temas da saga Star Wars, dos filmes da Marvel e do mega sucesso Frozen. Um lago vai conectar as três áreas, e ser palco de shows ao vivo.

Hong Kong Disneyland – Ilha de Lantau, Hong Kong, China

Menor de todos os parques da Disney, o Hong Kong Disneyland foi inaugurado em 2005, e é inspirado na Disneyland da Califórnia, com direito inclusive ao Castelo da Bela Adormecida. Muita gente define o local como “uma miniatura da Disneyland/Magic Kingdom”, com as áreas Fantasyland, Tomorrowland, Adventureland e Toy Story Land, além da Main Street. Há também a Grizzly Gulch, inspirada na Frontierland, e a Mystic Point. Duas novas áreas temáticas, inspiradas em Frozen e nos heróis da Marvel, estão previstas para abrir, respectivamente, em 2021 e 2023. Uma curiosidade é que a Disney aderiu a costumes e tradições chinesas na construção e manutenção do parque, que, inclusive, foi desenhado seguindo os preceitos do feng shui.

Hing Kong Disneyland - Photo by Jacob Dyer on Unsplash

Shanghai Disney Resort – Pudong, Shanghai, China

Mais novo de todos os parques da Disney, o Shanghai Disney Resort abriu as portas em 2016. Ele tem um castelo especial, o Storybook Castle, que é o maior de todos e busca representar todas as princesas da companhia em diferentes aspectos de sua construção! São sete áreas temáticas: Mickey Avenue, Gardens of Imagination, Fantasyland, Treasure Cove (a única dos parques da Disney a ser totalmente dedicada ao tema piratas!), Adventure Isle, Tomorrowland e Toy Story Land. Uma área dedicada ao filme Zootopia também está em planejamento, e vai ser a primeira de um parque da Disney baseada no longa.

Disney Shanghai - Photo by Sean Lim on Unsplash

Assim como o Hong Kong Disneyland, este parque também incorpora elementos da cultura e dos costumes chineses; como a área dedicada aos signos do zodíaco chinês no Gardens of Imagination, um maior número de shows ao vivo, e a exclusão de atrações clássicas como Jungle Cruise e It’s a Small World, para evitar comentários sobre “imperialismo cultural”.

Ah: há poucos meses, surgiram rumores de que a Disney estaria planejando a construção de um parque temático em Brasília; mas os boatos já foram desmentidos pela companhia. 😦 Quem sabe um dia, né?

E aí, quais parques da Disney você já conhece? E quais ainda sonha em conhecer?

Quer ler mais sobre Disney e Orlando? Aqui no blog você pode conferir qual é a melhor época para visitar a cidade; de quantos dias você precisa para conhecer todos os parques (ou pelo menos a maioria deles); e até quais investimentos você deve levar em conta na hora de organizar seu orçamento para a viagem. Esperamos ajudar você a tirar do papel o plano de conhecer um dos lugares mais mágicos do mundo! 🙂 ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.