O Walt Disney World e a Disneyland não são os únicos parques feitos para quem é fã da companhia
É fato que, quando se refere à “Disney”, a maioria das pessoas pensa automaticamente no Walt Disney World, em Orlando, na Flórida – e a fama é merecida, já que esse é de longe o maior resort da Disney de todo o mundo. Mas ele não é o único – e os Estados Unidos não são o único país do planeta a contar com parques temáticos da companhia: além da também famosa Disneyland, na Califórnia, a empresa tem também complexos no Japão, na França e na China. Quer conhecer um pouco mais sobre cada um deles? Confira abaixo!
Disneyland – Anaheim, Califórnia, Estados Unidos
Inaugurado em 1955, o parque californiano foi o primeiro da Disney – e o único que abriu as portas enquanto seu idealizador, Walt Disney, ainda estava vivo. São dois parques, um em frente ao outro: o próprio Disneyland California e o California Adventure.
É na Disneyland que fica o icônico castelo da Bela Adormecida (aquele que aparecia no antigo logo dos filmes da Disney, em 2D, lembra?); e foi nesse parque que surgiram atrações clássicas que depois foram reproduzidas em outros resorts da Disney, como Pirates of the Caribbean, Space Mountain e Haunted Mansion. As atrações estão divididas em oito áreas temáticas: Main Street U.S.A., Adventureland, Frontierland, Fantasyland, Tomorrowland, New Orleans Square e Critter Country. Uma área batizada de Holidayland abriu em 1957, mas fechou no final de 1961. Ah! A Disneyland também acaba de inaugurar a super esperada Star Wars: Galaxy’s Edge, que também vai ganhar uma versão no Hollywood Studios, em Orlando, em agosto! Desde a inauguração, a Disneyland já recebeu mais de 650 milhões de visitantes, sendo o parque temático com maior público acumulado da história.
No primeiro dia de funcionamento, Walt Disney fez um pronunciamento que ficou famoso: “Para todos aqueles que vêm para este local feliz: bem-vindos. A Disneyland é sua terra. Aqui, a idade revive as memórias do passado e a juventude pode saborear o desafio e a promessa do futuro. A Disneyland é dedicada aos ideias, aos sonhos e à dura realidade que criaram a América, com a esperança de que ela seja uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo.”
Já o California Adventure é um parque relativamente novo: foi construído no local do estacionamento original da Disneyland e inaugurado em 2001. Ele tem como tema, claro, a história e a cultura do estado da Califórnia; e inclui atrações mais radicais, como a Guardians of the Galaxy – Mission: Breakout! (que foi adaptada da antiga Twilight Zone Tower of Terror) e a montanha-russa Incredicoaster – além da icônica Mickey’s Fun Wheel, um de seus principais símbolos. Suas áreas são Buena Vista Street, Hollywood Land (uma homenagem à Hollywood dos anos 1930), Grizzly Peak (representando os parques nacionais e a vida selvagem da Califórnia), Cars Land (temática da série Carros, é claro), Pacific Wharf (baseado no Fisherman’s Wharf de San Francisco), Pixar Pier (inicialmente inspirado em locais como o Píer de Santa Mônica e o Santa Cruz Beach Boardwalk, e depois adaptado à temática dos filmes da Pixar) e Paradise Gardens Park.
Walt Disney World – Orlando, Flórida, Estados Unidos
Para muita gente, essa é “A Disney”: é ao Walt Disney World Resort que a maioria dos turistas brasileiros se refere quando fala sobre os parques temáticos da empresa; e não é à toa. Este é o complexo de parques de diversão mais visitado do mundo. Aqui (“aqui”, na verdade, é em Lake Buena Vista, cidade que fica encostadinha em Orlando – mas todo mundo usa Orlando para se referir à localização do resort, já que a cidade é bem maior e mais conhecida), ficam nada menos que seis parques, sendo quatro temáticos e dois aquáticos; e cada um dos temáticos é bem maior que os encontrados na Califórnia.
O mais antigo deles, o Magic Kingdom, foi inaugurado em 1971, e é onde fica o Castelo da Cinderela, símbolo máximo dos parques da Disney, e atual logo dos filmes da empresa. Ele foi considerado “uma versão maior e aprimorada” da Disneyland, ou seja, foi construído com base nas lands e nos temas do parque mais antigo: a Main Street U.S.A., a Fantasyland, a Tomorrowland, a Adventureland e a Frontierland estão lá, além de uma nova área, a Liberty Square. Embora Walt Disney não tenha vivido para ver a inauguração do local, o Magic Kingdom ainda foi concebido por ele; assim como o Epcot, inaugurado em 1982. Com o tema voltado a celebrar e incentivar as conquistas da humanidade, o parque é dividido em duas áreas: o Future World, que explora a inovação tecnológica; e o World Showcase, que homenageia a cultura internacional.
O Hollywood Studios, fundado em 1989, tem como tema geral a era de ouro de Hollywood, especialmente nos anos 1930 e 1940; mas é provavelmente o mais multitemático dos parques da Disney em Orlando, com áreas bastante diferentes entre si – como a novíssima Toy Story Land, e a Star Wars: Galaxy’s Edge, que abre no final de agosto. Já o Animal Kingdom segue a temática da preservação da natureza e do mundo animal, e é o segundo maior parque de diversão do mundo: contando todo o espaço que serve como moradia para os animais, são nada menos que 200 hectares de área. Uma das lands mais recentes e mais concorridas do parque é Pandora: The World of Avatar, com um simulador absolutamente incrível, que usa tecnologia de ponta para convencer os visitantes de que estão voando nas costas de um banshee.
Os parques aquáticos do Walt Disney World são o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach. Para ler uma descrição mais detalhada dos parques da Disney em Orlando, visite este post, onde falamos sobre todos os parques de diversão da cidade!
Tokyo Disney Resort – Urayasy, Chiba, Japão
Inaugurado em 1983, o complexo da Disney na capital japonesa foi o primeiro da companhia fora dos Estados Unidos, e conta com dois parques, conectados por um trem: Disneyland, 100% inspirado na Disneyland californiana e no Magic Kingdom, com a mesma estética e as mesmas atrações; e DisneySea, um parque único, que não existe em nenhum outro resort da Disney no mundo. Como diz o nome, a temática desse parque, inaugurado em 2001, é o mar: o castelo principal, por exemplo, é o do Rei Tritão, pai da Ariel, de A Pequena Sereia. Todas as suas áreas temáticas são de alguma forma relacionadas ao oceano, rios e lagos: Mediterranean Harbor, Mysterious Island, Mermaid Lagoon, Arabian Coast, Lost River Delta, Port Discovery e American Waterfront. O DisneySea foi o parque temático que atingiu mais rápido a marca de 10 milhões de visitantes, fazendo isso apenas 307 dias após a inauguração.
Atualmente, a Disney está desenvolvendo novas áreas para os parques japoneses: o DisneySea vai ganhar espaços dedicados a Frozen, Enrolados e Peter Pan; enquanto a Disneyland vai ter uma nova área temática de A Bela e a Fera, e uma atração inspirada em Big Hero 6.
Como o complexo é bem perto do centro de Tóquio e acessível por metrô, ele costuma ser MUITO cheio: é normal que as filas das atrações batam três ou quatro (!) horas em dias movimentados. Uma curiosidade é que esses parques são os únicos que não pertencem à Walt Disney Company, e sim à The Oriental Land Company, que licencia o tema da empresa no Japão.
Disneyland Paris – Marne-la-Vallée, França
Antigamente conhecido como Euro Disney, esse resort foi inaugurado em 1992, e é o único da Disney na Europa. São dois parques, localizados um em frente ao outro, como na Califórnia: o tradicional Disneyland e o Walt Disney Studios. Muita gente comenta que o complexo de Paris reúne as melhores atrações dos parques da Flórida em apenas dois parques, tornando a visita mais rápida e dinâmica – mas igualmente divertida! Além dos parques, o local tem hotéis, um campo de golfe, e um complexo de compras, alimentação e entretenimento (o Disney Village, no estilo do Disney Springs da Flórida).
O parque Disneyland foi construído nos moldes da Disneyland californiana e do Magic Kingdom, mas tem um castelo único, o Le Château de la Belle au Bois Dormant: embora o castelo da Disneyland da Califórnia também seja chamado de “Castelo da Bela Adormecida”, esse é o único que tem seu design e arquitetura realmente inspirados no filme original. A construção abriga um dragão animatrônico que, na época de sua construção, era o maior animatrônico do mundo. Algumas outras diferenças são a Discoveryland, versão assumidamente retrô-futurista da Tomorrowland; e a Phantom Manor, versão da Haunted Mansion. Já o Walt Disney Studios, inaugurado em 2002, é mais parecido com o Hollywood Studios da Flórida, seguindo o tema da produção e dos bastidores dos grandes filmes. Em vez de ser dividido em lands, ele é organizado em “studio lots”: Front Lot, Toon Studio, Production Courtyard e Backlot.
A Disney já confirmou que, a partir de 2021, a o complexo de Paris vai passar pela sua maior expansão até agora: serão mais de dois bilhões de euros investidos. Três novas áreas serão adicionadas ao Walt Disney Studios, seguindo os temas da saga Star Wars, dos filmes da Marvel e do mega sucesso Frozen. Um lago vai conectar as três áreas, e ser palco de shows ao vivo.
Hong Kong Disneyland – Ilha de Lantau, Hong Kong, China
Menor de todos os parques da Disney, o Hong Kong Disneyland foi inaugurado em 2005, e é inspirado na Disneyland da Califórnia, com direito inclusive ao Castelo da Bela Adormecida. Muita gente define o local como “uma miniatura da Disneyland/Magic Kingdom”, com as áreas Fantasyland, Tomorrowland, Adventureland e Toy Story Land, além da Main Street. Há também a Grizzly Gulch, inspirada na Frontierland, e a Mystic Point. Duas novas áreas temáticas, inspiradas em Frozen e nos heróis da Marvel, estão previstas para abrir, respectivamente, em 2021 e 2023. Uma curiosidade é que a Disney aderiu a costumes e tradições chinesas na construção e manutenção do parque, que, inclusive, foi desenhado seguindo os preceitos do feng shui.
Shanghai Disney Resort – Pudong, Shanghai, China
Mais novo de todos os parques da Disney, o Shanghai Disney Resort abriu as portas em 2016. Ele tem um castelo especial, o Storybook Castle, que é o maior de todos e busca representar todas as princesas da companhia em diferentes aspectos de sua construção! São sete áreas temáticas: Mickey Avenue, Gardens of Imagination, Fantasyland, Treasure Cove (a única dos parques da Disney a ser totalmente dedicada ao tema piratas!), Adventure Isle, Tomorrowland e Toy Story Land. Uma área dedicada ao filme Zootopia também está em planejamento, e vai ser a primeira de um parque da Disney baseada no longa.
Assim como o Hong Kong Disneyland, este parque também incorpora elementos da cultura e dos costumes chineses; como a área dedicada aos signos do zodíaco chinês no Gardens of Imagination, um maior número de shows ao vivo, e a exclusão de atrações clássicas como Jungle Cruise e It’s a Small World, para evitar comentários sobre “imperialismo cultural”.
Ah: há poucos meses, surgiram rumores de que a Disney estaria planejando a construção de um parque temático em Brasília; mas os boatos já foram desmentidos pela companhia. 😦 Quem sabe um dia, né?
E aí, quais parques da Disney você já conhece? E quais ainda sonha em conhecer?
Quer ler mais sobre Disney e Orlando? Aqui no blog você pode conferir qual é a melhor época para visitar a cidade; de quantos dias você precisa para conhecer todos os parques (ou pelo menos a maioria deles); e até quais investimentos você deve levar em conta na hora de organizar seu orçamento para a viagem. Esperamos ajudar você a tirar do papel o plano de conhecer um dos lugares mais mágicos do mundo! 🙂 ❤