Tudo sobre o Magic Kingdom – parte II: shows, parades e curiosidades

Embora a Disneyland seja mais antiga, o Magic Kingdom é “o parque da Disney” por excelência. Vai dizer que não é no Castelo da Cinderela que você pensa quando se imagina visitando “a Disney”? Inaugurado na Flórida no dia 1º de outubro de 1971, o Magic Kingdom marca também o ponto inicial do Walt Disney World, maior resort da Disney no mundo; que, com o passar dos anos, ganhou mais três parques temáticos (Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom) e dois aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach).

Inaugurado na Flórida no dia 1º de outubro de 1971, o Magic Kingdom marca também o ponto inicial do Walt Disney World
Inaugurado na Flórida no dia 1º de outubro de 1971, o Magic Kingdom marca também o ponto inicial do Walt Disney World

Mesmo não sendo o maior parque da Disney, ele é o parque temático mais visitado do mundo (em 2019, foram mais de 20 milhões de visitantes; o que garantiu esse título ao MK pelo 13º ano consecutivo); e um dos que (assim como a Disneyland) tem o maior número de atrações consideradas “clássicas”, que estão por lá desde a inauguração do parque e/ou foram criadas por Walt Disney em pessoa. Na verdade, o Magic Kingdom não é nem o maior parque do Walt Disney World! Ele perde em tamanho para o Epcot e o Animal Kingdom – mas é tão cheio de rides (ou “brinquedos”, como chamamos aqui no Brasil), shows e outras coisas para fazer que parece muito maior! Pode reparar como, no Epcot ou no Animal Kingdom, os guests caminham um monte entre uma atração e outra, já que há bastante espaço vazio – o Magic Kingdom é bem mais “lotado”.

No texto abaixo, vamos contar um pouco mais sobre o Magic Kingdom – sobre seus shows e parades, curiosidades, e até mesmo sobre os tais “túneis secretos” do parque. No nosso primeiro post sobre o Magic Kingdom, falamos sobre a história, construção e inauguração do parque; e sobre a divisão espacial do MK e as principais atrações e restaurantes de cada land. Foi no Magic Kingdom que eu trabalhei durante meu período como Cast Member, então tive a oportunidade de aprender muito sobre este que é meu parque favorito da Disney. ❤

Shows e parades do Magic Kingdom

Ao longo do dia (e da noite), acontecem vários shows pelo Magic Kingdom – alguns são apresentados poucas vezes (ou mesmo só uma vez) ao dia; outros são recorrentes, como os que são parte integrante das próprias atrações. Esses, que fazem parte das atrações (como, digamos, o show apresentado no Enchanted Tiki Room, que acontece mais ou menos a cada 12 minutos), eu não vou citar aqui, okay? Estou falando dos shows maiores, que merecem que você separe um tempinho do seu dia para ir até um local específico e assistir ao espetáculo. Ah! Na entrada do parque, quando for pegar seu mapa do Magic Kingdom, não esqueça de pegar o Times Guide, para saber exatamente qual apresentação começa em qual horário! 😉

Detalhe do castelo do Príncipe Eric, sob o qual fica a atração Under the Sea: Journey of the Little Mermaid
Detalhe do castelo do Príncipe Eric, sob o qual fica a atração Under the Sea: Journey of the Little Mermaid

Alguns minutos antes do horário de abertura oficial do parque, acontece, em frente ao Castelo da Cinderela, o show Let The Magic Begin. Você não leu errado – a apresentação rola mesmo antes de o parque abrir! Acontece que, uma hora antes do horário oficial de abertura das rides, já é possível entrar no Magic Kingdom, passear pela Main Street U.S.A. e até mesmo tomar café da manhã na Starbucks. Eu recomendo fortemente que você faça isso! É uma chance não só de acompanhar o Let The Magic Begin, mas também de tirar fotos na Main Street U.S.A. e em frente ao Castelo da Cinderela com muito menos gente em volta – e ser um dos primeiros a correr para as atrações mais populares assim que elas começarem a funcionar!

Outro espetáculo que acontece em frente ao Castelo, esse várias vezes ao dia, o Mickey’s Royal Friendship Faire reúne personagens bem populares, como Mickey, Minnie, Rapunzel, Tiana, Anna, Elsa e Olaf. A área em frente ao Castelo também é o ponto principal do desfile Move It! Shake It! MousekeDance It! Street Party!, com cantores ao vivo e personagens como Mickey, Minnie, Donald, Margarida, Pateta, Pluto, Zé Carioca, Gênio e outros: eles dançam e interagem muito com o público.

Em matéria de desfile, o grande destaque do Magic Kingdom é o Festival of Fantasy – que sempre foi tão tradicionalmente apresentado às 15h que, para muita gente, passou a ser chamado de “parada das três horas”, ou “parada das três da tarde”, haha (mas a verdade é que eu já vi dias em que o Festival of Fantasy desfilou às 14h…). Eu sou absolutamente apaixonada pelo Festival of Fantasy, então sou suspeita para falar – mas acho esse desfile imperdível! São carros alegóricos, personagens e dançarinos representando diversos desenhos da Disney, de alguns clássicos (como Cinderela, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia e A Bela Adormecida) até outros mais recentes (como Frozen, Enrolados e Valente). Muita gente se amontoa em frente ao Castelo da Cinderela para ver a parade, mas meus pontos favoritos para acompanhar o Festival of Fantasy são a Liberty Square e a Frontierland. 😉

À noite (e depois do show introdutório Once Upon a Time), é hora do grande show do dia: o Happily Ever After, espetáculo de 18 minutos de duração que acontece sobre o Castelo da Cinderela – em uma combinação de fogos de artifício, luzes, projeções e música que só a Disney sabe fazer! O Happily Ever After substituiu o Wishes, que era o queridinho de muita gente, mas acho que não decepcionou ninguém. O espetáculo é lindo, emocionante, e difícil de descrever – quem é fã dos filmes da Disney chora com certeza! Programe-se com antecedência: o ideal é tentar garantir seu lugar em frente ao Castelo da Cinderela com pelo menos uma hora de antecedência, já que o espaço fica BEM lotado na hora do show. E, acredite: você não quer nada atrapalhando sua visão do espetáculo. ❤

Os “túneis secretos” do Magic Kingdom

Você já deve ter ouvido uma história que fala que, sob os parques da Disney, há uma série de “túneis secretos”, por onde os cast members, os funcionários da Disney, circulam. Bem, no caso do Magic Kingdom, não é história – é verdade mesmo! A lenda conta que, um dia, na Disneyland, Walt Disney viu um funcionário da Frontierland, vestido de cowboy, atravessando a Tomorrowland, e ficou incomodado com como o cowboy atrapalhava o cenário futurista daquela área específica – então teve a ideia dos túneis, para evitar situações como essa no novo parque.

A torre da Rapunzel, na Fantasyland
A torre da Rapunzel, na Fantasyland

Eu, por exemplo, trabalhava na Adventureland; que fica consideravelmente longe da entrada do Magic Kingdom – se precisasse entrar por lá, teria que atravessar toda a Main Street U.S.A. com minha costume (ou seja, meu uniforme) da Adventureland, destoando totalmente do cenário. Então eu entrava pelo túnel, caminhava até estar “abaixo” da Adventureland, e subia as escadas diretamente até lá. 😉

Os túneis são oficialmente chamados de “utilidors”, uma combinação das palavras “utility” (“utilidade”) e “corridor” (“corredor”). Além de permitir que os cast member circulem entre diferentes áreas sem serem vistos, eles servem para transporte de mercadorias, armazenagem de fantasias e uniformes, e contam até mesmo com um sistema de tubos que recolhe e direciona o lixo recolhido em diferentes áreas do parque. As paredes dos túneis são pintadas de cores diferentes, de acordo com a land que se encontra “acima” deles; para que os funcionários possam se localizar melhor.

Um detalhe – os utilidors não foram construídos “no subsolo”, e sim no nível normal do solo: ou seja, é o Magic Kingdom em si que se encontra “no segundo andar”, a uma altitude de cerca de 33 metros. Em frente ao parque, fica a Seven Seas Lagoon, uma lagoa artificial; e a terra removida do local para construir a lagoa foi colocada em torno da área onde os utilidors foram construídos, o que elimina a possibilidade de que a altitude “artificial” do Magic Kingdom seja percebida.

Transportation and Ticket Center e Monorail

O Magic Kingdom fica a mais de 1,5 quilômetro de seu estacionamento, do outro lado da Seven Seas Lagoon: depois de deixar o carro, os guests chegam ao Transportation and Ticket Center (TTC), onde podem comprar ingressos para o parque (caso ainda não o tenham feito) e escolher um dos meios de transporte que levam os visitantes de um lado ao outro do complexo. Para chegar ao Magic Kingdom propriamente dito, é possível pegar um ônibus, um ferryboat (na verdade, existem três, batizados com os nomes de antigos executivos da Disney: General Joe Potter, em azul; Richard F. Irvine, em vermelho; e Admiral Joe Fowler, em verde), ou o famoso Monorail: o monotrilho icônico que conecta o Magic Kingdom, o Epcot, e alguns dos hotéis da Disney, como o Grand Floridian, o Polynesian e o Contemporary. Ah: também é possível ir andando do parque até o Contemporary, que fica bem pertinho, quase vizinho à Tomorrowland.

Curiosidades sobre o Magic Kindgom

– O “título” ou slogan oficial do Magic Kingdom é “The Most Magical Place On Earth”, ou seja, “o lugar mais mágico da Terra”. Só por curiosidade, o da Disneyland é “The Happiest Place On Earth”, ou “o lugar mais feliz da Terra”.

O "título" ou slogan oficial do Magic Kingdom é "The Most Magical Place On Earth", ou seja, "o lugar mais mágico da Terra"
O “título” ou slogan oficial do Magic Kingdom é “The Most Magical Place On Earth”, ou seja, “o lugar mais mágico da Terra”

– Até 2012, era impossível encontrar bebidas alcoólicas em qualquer restaurante ou lanchonete do Magic Kingdom: o primeiro restaurante a abolir essa regra foi o Be Our Guest, que passou a vender vinho e cerveja. A partir de 2014, outros restaurantes passaram a vender álcool, como Cinderella’s Royal Table, Liberty Treet Tavern, Tony’s Town Square Restaurant e Jungle Navigation Co. Ltd. Skipper Canteen.

– O Magic Kingdom é um lugar onde muitas famílias tentam depositar as cinzas de seus entes queridos falecidos; com os arredores da Haunted Mansion sendo o ponto mais popular para esse “costume”. A prática, porém, é proibida: qualquer um que for pego tentando fazer isso será expulso do parque imediatamente.

– O Magic Kingdom costuma ficar mais cheio nas segundas-feiras: a maioria dos turistas chega a Orlando no final de semana, e decide começar a visita pelo parque mais famoso da cidade. Se quiser fugir das filas, programe sua visita ao MK mais para o fim da semana!

Se você perdeu nosso primeiro post sobre o Magic Kingdom, onde falamos sobre a história, inauguração e lands do parque, é só clicar neste link para conferir! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.